Postado em 12 de dezembro de 2023

Transformação Digital e Crescimento: Perspectivas do Setor Imobiliário com a Benedo

A recente pesquisa Termômetro do setor – Construção Civil de autoria da Falconi, trouxe à tona as expectativas e impressões dos principais executivos do mercado imobiliário e construção civil brasileira. Abaixo abordamos alguns dos principais pontos que se destacam nesse estudo.

Analisando o cenário macroeconômico nacional, chamou a atenção o fato de que 56% dos entrevistados no estudo, consideraram o ano de 2023 um ano moderado, como consequência da desaceleração do setor. Esse “amornamento”, por assim dizer, contrariou as expectativas do mercado para o segundo semestre de 2023, conforme já abordamos aqui.

As razões para a quebra da expectativa de expansão do setor construtivo nacional não foram abordadas de forma completa; pode-se especular problemas tanto internos, como queda da demanda ou juros altos, e situações geopolíticas globais, como a guerra e o aumento de tensões no Oriente Médio. No entanto, 67% das empresas se mostram otimistas, esperando um crescimento nos próximos 12 meses.

Esse otimismo parece indicar que o mercado imobiliário já se estabilizou e projeta realizar investimentos. Neste sentido, a pesquisa indica que para 44% dos entrevistados, a “melhoria na experiência dos clientes” como uma das prioridades de investimento, o que de certo é uma boa diretriz a ser seguida, afinal são os clientes que injetam o dinheiro no setor.

Falando em clientes, é necessário um olhar mais atento ao seu perfil. No Brasil, recentes fontes indicam que os consumidores têm preferência por uso de tecnologias acima do nível global, ou seja, o consumidor brasileiro possui uma elevada taxa de aderência e predileção por serviços tecnológicos e digitais.  Contudo, o setor imobiliário parece bastante resistente ao uso de tecnologia, o que pode contribuir para o distanciamento do cliente final do empreendimento imobiliário.

“A indústria da construção civil ainda patina na inovação e adoção de novas tecnologias. Apenas 10% dos respondentes avaliam o setor como bastante inovador. Além disso, percebe-se pouca adesão às soluções baseadas no uso de tecnologias mais modernas(…)” (Ebook: Termômetro do Setor, Falconi, 2023)

Neste cenário, a Benedo surge como um player importante no setor imobiliário ao fornecer para as empresas uma gestão digital de ponta a ponta, do lead ao pós-venda, além de garantir ao consumidor final o acesso tecnológico por meio um dashboard eficiente em seu celular.

“Estamos felizes em desempenhar um papel crucial na digitalização do setor imobiliário com a Benedo, proporcionando uma plataforma que traz eficiência e simplicidade para o processo de compra e venda de imóveis, abrindo portas para uma gestão sem complicações e uma experiência imobiliária prática e intuitiva para o cliente final.” afirma Fabio Tutundjian, CEO da Benedo.

Assim, a pesquisa indica uma turbulência momentânea, mas os players do mercado imobiliário esperam um crescimento nos próximos 12 meses e devem buscar a melhoria da experiência dos clientes. Nesta busca pela melhoria da experiência do consumidor, o uso de tecnologia digital se mostra um dos mais adequados e o próprio mercado já dispõe de expertise para atender essa nova demanda, vide o exemplo da Benedo que pode fornecer uma ferramenta digital completa.

Aos que se interessaram nos empreendimentos geridos pela Benedo, acesse o site: https://www.benedo.com.br/ ou envie uma mensagem através do Whatsapp: +55 11 91981-5130

 FONTES:

Consumidor brasileiro adere mais às tecnologias que no restante do mundo, aponta pesquisa com 27 países | Tecnologia | Época NEGÓCIOS (globo.com)

Ebook: Termômetro do setor – Construção Civil (falconi.com)

Panorama do Mercado Imobiliário: Expectativas promissoras para o segundo semestre de 2023 (benedo.com.br)

BRAIN | Panorama Imobiliário Nacional

Rodrigo Magalhães Santana

Advogado especialista em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública, especialista em Direito Civil e Empresarial